Perigo de acidente ao ferver água pura no microondas. É muito importante você ficar atento aos cuidados a serem tomados ao aquecer água no forno microondas, já que, esta informação é desconhecida pela maioria das pessoas. Por isso, leia este artigo até o fim e assista ao vídeo.
O relato nos foi enviado por uma mãe:
“Em determinada ocasião, o meu filho, de 26 anos de idade, decidiu tomar um café instantâneo. Colocou, para aquecer no microondas, um copo com água (algo que ele já tinha feito muitas vezes).
Não sei ao certo por quanto tempo programou o cronômetro do microondas, mas ele queria tirar a água fervendo. Quando o cronômetro desligou, abriu o forno e retirou o copo. Olhou para o interior do copo, reparou que a água não estava borbulhando, mas, subitamente, a água ‘explodiu’.
O copo manteve-se intacto e a água saltou, atingindo o seu rosto, que ficou empolado com queimaduras de 1º e 2º grau. Talvez ele venha a ficar desfigurado e pode, também, perder parte da visão esquerda.
No hospital, o médico que o assistiu, confirmou que esta é uma ocorrência bastante comum.”
Explicação científica:
A água explode, porque o forno microondas a aquece, a uma temperatura superior a 100 oC. Quando a água é aquecida numa chaleira, no fogão, o fundo fica com uma temperatura superior a 100ºC, desencadeando a formação de bolhas de vapor, que sobem à superfície aumentando a troca de calor e permitindo que a água se mantenha a 100 oC.
No microondas, a água é aquecida mas, o recipiente não e, por isso, não se desencadeia a formação de bolhas, que permitiriam arrefecer a temperatura da água.
Dessa forma, a água é aquecida a uma temperatura superior a 100 oC, ficando à espera que algo desencadeie a formação de bolhas.
Quando por agitação ou, adicionando açúcar ou café, se desencadeia a formação de bolhas, isso ocorre com tal intensidade que resulta em uma “explosão da água” a uma temperatura elevadíssima, que pode provocar queimaduras graves.
Recomendações:
Nunca se deve aquecer, no microondas, recipientes contendo apenas água, sem mais nada junto. Deve-se colocar alguma coisa dentro do recipiente, para difundir a energia, tal como uma colher de madeira etc. (mas nunca objetos metálicos).