Em relação ao 2010, o Gol 2011 apresenta portas com detalhes bem discretos, dando aspecto de uma linha desenhada na própria carroceria, os faróis dianteiros estão acompanhando a linha da tampa do motor, a parte de trás está levemente mais achatada, com faróis traseiros colocados mais às laterais do carro.
No Gol 2011 não ocorreram mudanças significativas em relação ao seu modelo anterior, o que pode-se observar é um designer mais esportivo, colocado sobre um eixo moderno e com motor de maior potência.
A Volkswagen lançou para a linha 2011 duas novas versões do carro Gol, são eles: o Gol Seleção em homenagem ao time do Brasil na copa da África do Sul e o Gol Emoticon, inspirada na quarta geração da marca, tendo como prioridade, o máximo desempenho na economia de combustível.
Para economizar combustível, a Volkswagen adicionou os pneus 165/70 R13 que tem baixa resistência ao rolamento e, um indicador digital no painel. De acordo com a montadora esses acessórios reduzem em até 10% o consumo de combustível. Além disso, para auxiliar na economia, o Gol 2011 teve seu diferencial alongado em cerca de 7%, mesmo com motor flex 1.0 de 71 cv quando abastecido com álcool.
O Gol 1.0 2011 básico: ganhou rodas de aro 14”, os bancos foram revestidos com um novo modelo de tecido e portas também revestidas de tecidos, assim como nas outras versões da linha 2011.
O Gol Power 2011: é a versão mais cara do Gol, nele foram adicionadas setas nos retrovisores e luzes de leitura para o banco da parte de trás. Como opcionais, pode ser levado, sensor de estacionamento, rodas de liga leve de 15 polegadas em estilo “diamante”, função coming e leaving home (acende-se os faróis brevemente ao acionar ou desativar o alarme).
O Gol Trend 2011: mudança no revestimento dos bancos, cujo aspecto ficou mais moderno e agradável, assim como uma nova cor no painel central do automóvel. As rodas podem ser de 14 ou 15 polegadas, dependendo da opção feita pelo cliente.
A geração cinco G5 do Gol em 2011 tem algumas diferenças em relação aos antecedores, principalmente na dianteira, na traseira e no painel de instrumentos. O Gol G5 2011 pode ser comprado com o opcional do câmbio automatizado ASG.
A relação economia de combustível – desempenho é um diferencial que está atraindo os consumidores, principalmente em modelos compactos e populares. Assim como é ecologicamente apropriado, o consumo de combustível reflete diretamente no orçamento destinado aos veículos. O consumo mínimo possível de combustível para automóveis é um desafio para os engenheiros das montadoras que buscam justamente alternativas para poupar o meio ambiente da poluição e para ganhar os clientes que optarão sermpre que possível por modelos mais econômicos.
Seguindo a tendência já usada pelo Pálio e outras marcas, o Gol 21011 quer conquistar a preferência de consumidores que estão cada vez mais a procura de carros econômicos, principalmente para uso no dia a dia, nas cidades, com déficits de trânsito fluente que aumenta consideravemente os custos passivos sobre o automóvel.