Existem muitos termos técnicos e nomes estranhos os quais a maioria das pessoas não estão habituados a ouvir ou pronunciar, mas que são muito interessantes e que valem a pena conhecermos um pouco mais. Você já ouviu falar, por exemplo, de gastrulação?
Gastrulação: processo do desenvolvimento embrionário dos animais, o qual ocorre após a blastulação e, no final deste período de gastrulação, forma-se a gástrula, caracterizada por apresentar os três folhetos germinativos que originam todos os órgãos e tecidos do corpo do animal (entre eles o ser humano). Os três folhetos são: endoderme, mesoderme e ectoderme.
Eritroblastose fetal: quando uma mãe com sangue (RH-) tem um filho com (RH+) e, o sangue da mãe entrar em contato com o sangue da criança, na fase final da gestação ou em outro período, o sangue da mãe desenvolve anticorpos para combater o antígeno (RH+). Como os anticorpos ainda não existem e serão produzidos no sangue da mãe, no primeiro parto, o filho com (RH+) não sofrerá conseqüências. Porém, em gravidez futuras, se o processo se repetir, o os anticorpos no sangue da mãe atacarão ativamente o antígeno (RH+) no sangue do filho, processo que destruirá o sangue do feto e provocará a morte do mesmo. Porém, nada de pânico, quando casos como esses são detectados em exames após o nascimento de cada bebê, a mãe receberá uma injeção que destruirá os anticorpos anti-RH, não causando riscos em gestações futuras.
Periscios: os habitantes das zonas polares do planeta. A sombra percorre em só dia todos os pontos do horizonte.
Boana: é o coletivo de borboletas.
Grimpa: nome popular pelo qual são chamadas as folhas espinhentas do pinheiro (araucária).
Bombordo: é o lado esquerdo do navio tendo como referencia da popa para a proa. O lado direito é o estibordo.
Escápula: também conhecido como omoplata, é um osso do corpo humano, na altura do ombro, ao lado da clavícula.
Presunto: além da iguaria conhecida para fazer sanduíche, o termo presunto é uma gíria muito usada pela polícia quando se referem a alguma pessoa morta.
Pacóvio: pessoa que faz bobagens, pessoa ingênua, tola.
Perscrutar: observar, examinar, investigar.
Incólume: pessoa que está bem, que está ilesa.
Caruncho: nome comum pelos quais são chamados os insetos que perfuram madeira, feijões, cereais e outras substâncias.
Bagulho: objeto que não tem função alguma, somente ocupa espaço desnecessariamente.
Chouriço: iguaria feita com a pele do porco e outras miudezas suínas.