O bisneto do CD, a mídia no mesmo formato e leitura ótica mas, com alta capacidade de armazenamento de dados, o Blu-ray foi desenvolvido para distribuição de vídeo em alta definição, especialmente para as novas TVs HDMI para o total aproveitamento da resolução.
O nome Blu-ray faz referência a cor do laser obtido para sua leitura, a cor azulada e, a letra “e” da palavra “blue” foi suprimida, ficando simplesmente “blu” por causa de algumas restrições que determinados países impõe ao registrar nomes comerciais igual ao de nomes próprios.
Já a palavra “ray” significa “raio”, dessa forma, “raio azul”, registrado como marca “Blu-ray”.
A vantagem da mídia Blu-ray é a alta capacidade de armazenamento de dados em um tamanho igual ao do CD ou do DVD, o Blu-ray pode armazenar até 25 Gb de dados em camada simples e até 50 Gb em camada dupla.
A capacidade de armazenamento permite a gravação de até 4 horas de filmes em 1080 pontos de alta definição, igual à TV HDMI e, para tanto, necessita uma TV compatível com HDMI, não que não seja possível reproduzir filmes em televisores comuns mas, não justifica trocá-lo pelo DVD sem que haja uma TV de alta definição para aproveitar a alta resolução disponibilizada.