Máquina de lavar roupa, uma verdadeira empregada em nossa casa

Um dia ouvi uma senhora falar sobre a máquina de lavar roupa: “ela é mais do que uma empregada para mim”. Fiquei pensando e fui atrás das respostas para entender o porquê as máquinas de lavar são tão importantes assim. Mas nem por isso era difícil entender os benefícios deste eletrodoméstico fantástico. Foi só observar uma máquina em funcionamento e refletir sobre o processo de lavagem que as respostas saltam à ponta da língua.

A máquina de lavar roupas evoluiu muito desde os modelos mais primitivos àqueles que podemos comprar hoje em dia. Um equipamento capaz de fazer todo o ciclo de lavagem requer astúcia humana no desenvolvimento e conhecimento sobre roupas sujas e técnicas de limpeza em tecido. As lavadoras automáticas traduzem para o exercício prático todos esses conhecimentos e entregam a roupa praticamente seca, limpas e prontas para secagem final, no varal.

A história das máquinas de lavar roupas não é um evento atual. Documentos indicam que os primeiros modelos foram criados por volta do ano 1661, em modelos muito diferentes aos que conhecemos hoje, principalmente, porque não existia o uso de motores movidos à energia elétrica. Quando o motor elétrico se popularizou, no início do século XX, as lavadoras começaram a funcionar de forma mais eficiente. A partir de 1906 A. J. Fisher possuía patente para produção do equipamento, fato que tornou o eletrodoméstico mais difundido no lar das pessoas.

Se você já viu uma máquina de lavar roupas funcionar, já percebeu como as roupas saem limpas após a finalização do clico de lavagem. A limpeza ocorre, basicamente, por causa da movimentação da água, associada ao uso de um agente químico especialmente desenvolvido para isso: o sabão ou detergente em pó. A complementação da limpeza requer ainda tempo de molho, velocidade de agitação da água e a temperatura dessa água. Para cada tipo de roupa ou estágio de sujeira, a máquina deve ser ajustada pelo comando “programas de lavagem”.

As roupas mudam com o passar dos anos, ou seja, os fabricantes lançam novos padrões à medida que aumenta o conhecimento em sua produção. As lavadoras também mudam e tendem a se adaptar aos novos padrões criados pela indústria têxtil. A organização mais eficiente é quando as fábricas de lavadoras classificam os diversos tipos de tecidos em grupos semelhantes, criando programas de lavagem que se integram a cada um desses grupos. Assim, em um mesmo modelo de lavadora, é possível lavar a grande maioria das roupas que temos dentro de casa.

Não há dúvidas que a lavadora de roupas é essencial em qualquer casa. Muitos são os modelos, marcas e variações na capacidade de carga. Na hora de comprar, avalie qual a quantidade de roupa será preciso lavar semanalmente. Quanto mais roupas a serem lavadas, maior é a capacidade de carga recomendável. Porém, pode-se lavar menos roupas em cada ciclo, aumentando, desta maneira, o número total de lavagens.

Para economizar energia e água, junte uma boa quantidade de roupas sujas, lavando-as com o máximo possível de carga suportada pela máquina, tendo cuidado para não ultrapassar esse limite. Cuidando também, para não misturar modelos inapropriados de tecidos, como por exemplo, roupas brancas, com roupas que soltam cor. Logicamente, se você entende de lavagem de roupas, não há mistério em utilizar as lavadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*