Existem maneiras adequadas e corretas para se reduzir a gordura abdominal, partindo-se dos princípios considerados adequados, eliminar a gordura da barriga não é uma tarefa que se faz unicamente com exercícios físicos, abdominais ou aeróbicos. Os esforços para se chegar a uma barriga definida englobam vários processos, como os métodos alimentares, dietas e exercícios propriamente ditos.
A maneira mais eficaz na perda de gordura abdominal, é fazer com que o índice geral de gordura do seu corpo seja reduzido. Isso é conseguido através de melhorias dos hábitos alimentares, valorizando-se a ingestão de frutas, legumes e outros alimentos ricos em fibras e, reduzindo-se a ingestão de alimentos gordurosos e muito calóricos, como açúcares, embutidos, queijos, frituras entre outros.
A ingestão de líquidos durante as refeições provoca o aumento do volume do estômago, de maneira que, desta forma, o estômago torna-se capaz de armazenar uma quantidade maior de alimento, onde o indivíduo acaba ingerindo mais alimento para saciar o apetite. Como é sabido, parte dos alimentos, os quais não são aproveitados pelo organismo, são transformados em reserva de energia, na forma de gordura localizada.
Alguns ingredientes para ajudar o abdômen a ficar definido e não acumular muitas gorduras:
Não deixe de comer saladas cruas, pois contém muitas fibras que auxiliam no controle do colesterol e na proporção do peso adequado ao corpo, sem acumular gorduras no abdômen.
Coma peixes, como salmão, atum, bacalhau, sardinhas e outros. Eles possuem a conhecida gordura recomendada ômega 3, que evita a obstrução de artérias e veias importantes, além de reduzir o acúmulo de gordura na barriga.
Priorize o consumo de produtos vegetais, frutas e carnes magras. Esses alimentos lhe fornecerão fibras e proteínas necessárias para a atividade corporal como um todo. Inclua grãos, arroz integral, batatas, beterraba, iogurte, água de coco e outros.
Evite cervejas ou chope, assim como bebidas gasosas em geral, pois dilatam o estômago fazendo a pessoa comer mais. O vinho tinto, ingerido de forma moderada, é um produto que pode ser indicado como bebida, tem como característica a dilatação dos vasos sanguíneos e é um estimulante da libido e do bem-estar como um todo.
As frituras, sempre que possível, deixe-as de lado. Quase todas as combinações de alimentos à base de frituras são excelentes fontes de produção de gordura abdominal e corporal, neste exemplo incluem-se: bifes, empadas, calabresas e muitos outros.
Atividades físicas devem ser desempenhadas para auxiliar a perda de gordura de forma geral, porém, saiba que, os exercícios físicos leves e moderados são os que realmente ajudam a queimar gordura. Diferente do que muitos pensam, excesso de musculação, abdominais e aeróbica não auxiliam na perda de gordura da barriga e de todo o corpo. Por que? Ao ultrapassar 25 ou 30% da capacidade física, inicia-se a produção de ácido lático nos músculos, que é lançado na corrente sanguínea e absorvido pelo fígado, coração, fibras musculares e pelas células adiposas (a gordura).
Então, nas células adiposas, o ácido lático é convertido em glicerol, o qual, literalmente “prende” a gordura no interior dessas células, fazendo com que os músculos não encontrem gordura para queimar, gastando como energia somente glicose e glicogênio. Na falta de glicose os músculos iniciam a queima de proteínas encontradas nas fibras musculares ao dissolvê-las.
Portanto, os exercícios físicos deverão acompanhar o ritmo de sua resistência física, se você não ficar ofegante, é um indício que o ritmo dos exercícios estão dentro de um nível ótimo de atividade física.
Lembre-se ainda que, a prática de exercícios abdominais não elimina gordura, ou elimina uma quantidade muito pequena. Porém enrijece a musculatura abdominal, e é ótimo exercício a ser praticado. No entanto, a camada de gordura fica acima desta musculatura, e sua eliminação deverá ser priorizada obedecendo-se as dicas fornecidas acima.
Por fim, lembre-se também em ingerir menos alimentos. Aprenda a ter um ritmo alimentar suficiente para manter sua saúde e o bem-estar. Alimentação a toda hora, guloseimas, balas, cafezinho entre outros a todo momento, tende a lançar energia em excesso dentro do seu corpo, energia esta que poderá ser convertida na forma de gordura. A regra é simples, fechar a boca = reduzir a gordura. Por fim, se realmente você não está conseguindo reduzir o seu abdômen, consulte a assistência de um profissional nutricionista que ira definir uma dieta adequada ao seu caso.
.. pois é , gostei das diicas ..
muito legal