Poucos são os programas de TV que fazem tanto sucesso como o Big Brother Brasil faz. Todo o início de ano é aquela rotina tradicional que envolve paredão, eliminação, prova do líder, envio de sms e por aí adiante. Entende-se perfeitamente que o BBB é um programa de massa, onde milhões de telespectadores acompanham como é o dia-a-dia de algumas pessoas confinadas em uma casa, onde tem de tudo e onde tudo é possível. A audiência do Big Brother é sempre um sucesso de repercussão nacional, o porquê? Talvez esta resposta não seja fácil de ser formulada nem pelos mais renomados sociólogos.
De uma forma geral, os programas classificados com o título de “reality shows” fazem grande sucesso em todos os países do mundo, muitas são as variações deste estilo de programa e, a grande maioria faz sucesso. Então, podemos afirmar que os telespectadores apreciam evidenciar aquilo que acreditam que possa acontecer dentro de seus próprios lares, como intrigas, fofocas, relacionamento sexual e outros.
Espiar sempre desperta o interesse das pessoas, tentar achar os defeitos dos outros ou aquela picuinha escondida nos mistérios dos participantes, sempre chama a atenção do povo e, talvez, esse hábito de avaliar a vida dos outros, seja o motivo do grande sucesso que os programas do Big Brother atingem.
Considere ainda a grande influência que a TV Globo desperta nas pessoas, principalmente no público feminino, as mulheres adoram a TV globo, ela faz parte da vida das mulheres, o vídeo show, por exemplo, tem alto índice de audiência, nenhum homem assiste, mas as mulheres…
É fácil perceber como que a programação da Globo é muito direcionada para o público feminino, até mesmo o Jornal Hoje, insere quadros ou reportagens nitidamente voltadas para o público feminino.
Então, não há dúvidas que o grande sucesso do Big Brother se deve, sobremaneira, à fidelidade do público feminino em relação a TV Globo. A propaganda é feita inconscientemente, no Vídeo Show por exemplo, com quadros e participação de ex BBBs, com revistas de fofocas e outros meios e, assim, no final, tudo leva a grande audiência do reality show da emissora.
Somado a tudo isso, existe a expectativa do resultado de um jogo, o jogo da eliminação. Todas as terças-feiras é o dia do povo mandar embora um dos participantes e isso é feito principalmente com o envio de sms pelos telespectadores do país inteiro, de tal forma que, a expectativa pelo resultado, prende as pessoas em frente ao aparelho de TV, à espera do resultado, da reação do eliminado e da euforia do vencedor.
É claro que os interesses da promotora do reality show são grandes e evidentes, além dos patrocinadores convencionais outras formas de obtenção de lucro não são desperdiçadas, sendo uma delas a participação nos lucros das operadoras conseguido no envio das mensagens de texto pelo povo para eliminar um participante.
Outra forma vem desde o momento da seleção dos participantes, quando são escolhidas belas garotas, as quais tem grande potencial de aparecerem nuas em páginas de revistas masculinas ou outras revistas renomadas, todas com participação da promotora nos lucros.
De forma geral, o Big Brother é amado por muitos e é odiado por outros, mas o sucesso na audiência cresce cada vez mais em cada nova edição do programa. E aí, você já sabe o que será o assunto do momento todo o inicio de ano…?