A adrenalina ferve, a lista com os resultados já está disponível, o resultado do vestibular está próximo, e aí, será que fui aprovado (a)? O vestibular é uma batalha árdua para ser enfrentada e poder ingressar em uma boa universidade, por isso, criamos algumas dicas e recomendações que ajudam em muito a obtenção de um resultado positivo na hora de fazer vestibular. Aproveite a leitura seguinte e seja mais uma pessoa bem sucedida na realização das provas.
A regra elementar de quem é aprovado nos mais concorridos concursos vestibulares: estudar muito e muito. Estudar em casa, em livros recomendados, ler muito, ver as notícias importantes da atualidade e dedicar-se ao estudo de corpo e alma. As vezes vemos os aprovados e perguntamos qual o segredo para ingressar em curso tão concorrido de universidade pública? A resposta é uma preparação árdua, com muitas horas diárias de estudo, sacrifícios nos finais de semana e paixão pelos livros didáticos e de literatura entre outros.
Verifique os livros recomendados no edital do concurso se houverem, procure encontrar alguns desses livros e estudá-los. Em muitas bibliotecas livros recomendados são encontrados para empréstimo.
Crie uma disciplina diária de estudos e dedique um tempo para isso, organizando todas as disciplinas para que todas sejam estudadas, procure estudar apenas uma disciplina por dia. Não deixe de lado as atividades sociais e o lazer, esfrie a cabeça.
Leia os livros obrigatórios no ano do vestibular, não deixe pra última hora, procure encontrar a análise dos livros, muitos são vendidos pela internet outros são disponibilizados grátis.
Se você puder fazer um curso pré-vestibular, não perca a oportunidade, mas passa mesmo quem estuda em casa, o negócio é livro e atualidades. Quem pensa que fazendo cursinho vai passar no vestibular, engana-se. Pelo contrário, pode até atrapalhar, e preciso tempo e disposição para estudar em casa.
Procure fazer exercícios das matérias estudadas e confira as respostas, principalmente em matérias como matemática, química e física, pois estas matérias precisam ser exercitadas para serem aprendidas. Se estiver no curso pré-vestibular ou em livros procure pegar a análise das questões e respostas.
Escreva redações sobre temas que podem ser relevantes, depois, em outra ocasião, releia a sua redação e verifique se a leitura está agradável, sem palavras complicadas, sem frases matadas não contendo finalização, sem parágrafos colocados fora de ordem e veja se o tema sobre o qual você discorreu convence a você mesmo que é verdadeiro e se convenceria todas as pessoas que o lesse, no vestibular, fuga ao tema reduz pontos e fuga total anula a sua redação.
Nas vésperas das provas, revise o conteúdo, durma bem e alimente-se bem sem exageros. Visite o local de prova com antecedência para não correr o risco de se perder e não chegar depois que os portões fecharem. Tenha a certeza antecipadamente de possuir todos os documentos obrigatórios e outros itens para adentrar ao local de provas e para fazê-las.
Não leve aparelhos eletrônicos, bonés, calculadora, celular, bonés e outros objetos desnecessários ao local de provas, se levar, você deverá deixar em local que o fiscal ordenar.
Dirija-se para o colégio ou local de prova com previsão de chegar lá pelo menos 1 hora antes do horário definido para fechamento dos portões, assim, você pode se livrar de imprevistos de última hora que possam surgir.
Na hora da prova não fique com “síndrome do espinho na cadeira” querendo acabar a prova rápido para ir embora. Você tem todo o tempo programado disponível, use-o bem.
Faça antes a prova da disciplina que considera mais fácil para você depois concentre-se mais em questões mais fáceis, deixe as mais difíceis por último. Cuide para não errar a marcação oficial de respostas ou deixar respostas sem responder. Confira o cartão de respostas antes de entregar ao fiscal e certifique-se que todas foram preenchidas.
Após a prova, não fique com tanta ansiedade para saber o resultado, excesso de expectativa poderá se transformar em uma grande decepção caso não consiga passar. Se for reprovado, nada de desespero, no próximo vestibular, nova oportunidade virá. Já pensou se todos fosse aprovados? Aí não precisaria vestibular.